Warum unser Beton besser ist als sein Ruf

Por que nosso concreto é melhor que sua reputação

“O concreto é ruim para o meio ambiente e impulsiona o As emissões de CO 2 dispararam.”

Somos constantemente confrontados com esta ou frases semelhantes. É por isso que queremos fornecer informações sobre a quantidade de CO 2 -Emissões que nossas joias de concreto realmente produzem e o que nós, como empresa, podemos fazer para produzir o mais ecologicamente correto possível.

Medir o tamanho da pulseira Você lê Por que nosso concreto é melhor que sua reputação 6 minutos Avançar Joias de verão

“O concreto é ruim para o meio ambiente e aumenta as emissões de CO 2 .

Somos constantemente confrontados com esta ou frases semelhantes. É por isso que queremos fornecer informações sobre a quantidade de emissões de CO 2 que nossas joias de concreto realmente geram e o que nós, como empresa, podemos fazer para produzir o mais ecologicamente correto possível.

Comecemos pelo princípio: estamos cientes de que as jóias são um bem de luxo e não podem ser fabricadas completamente sem emissões de CO 2 . Para todos que valorizam joias especiais e que se preocupam com o meio ambiente.

Então, quantas emissões de CO² produzem as nossas peças de concreto? Para lhe dar uma comparação clara: por ano civil, todas as nossas peças de concreto produzem tantas emissões de CO² (9.360 kg de equivalente CO²*) quanto quatro caixas de água mineral , cada uma contendo 12 garrafas de vidro .

*1 Consideração de CO2 eq. para o teor de cimento de todos os produtos de betão actualmente vendidos nesta gama durante um período de um ano.

Você pode ler no seguinte artigo do blog por que o concreto é criticado, qual é o nosso equilíbrio de CO 2 e o que nós, como empresa, podemos fazer para minimizar nossas emissões de CO 2 .


Quão prejudicial é o concreto ao meio ambiente?

O concreto nunca influenciou tanto a paisagem urbana moderna como hoje. A elevada procura também aumenta a atenção e a vontade de criticar o seu impacto no ambiente.

Os principais componentes criticados são o cimento e a areia.

O cimento (normalmente a variedade de cimento Portland) tem um elevado potencial de aquecimento global (GWP) e produz 800 kg de CO 2 -eq* por tonelada de material extraído . A razão para isto é a produção complexa, como a extracção da matéria-prima necessária, o calcário das pedreiras, bem como a sua desacidificação, o processo de cozedura no alto-forno a altas temperaturas (1450°C), o combustível adicional necessário e, em última análise, o transporte.

Outro componente crítico do concreto é a areia. A areia também é considerada uma matéria-prima em declínio. Mas não é apenas um componente do concreto, também usamos mais areia no dia a dia do que pensamos. Segundo estimativas atuais, o consumo diário é de 18 kg per capita. Em comparação: precisamos de cerca de 17,8 kg de areia para um ano de produção de joias de concreto, ou seja, menos do que está contido em um saco de areia padrão (25 kg) da loja de ferragens e, portanto, menos do que o consumo diário per capita.

O que significa o equivalente de CO 2 ?
*O equivalente de CO 2 é uma unidade de medida para padronizar o impacto climático (potencial de aquecimento - GWP) de diferentes gases de efeito estufa em nosso meio ambiente.
É um índice que expressa o efeito de aquecimento de uma certa quantidade de gás com efeito de estufa durante um período de tempo específico (geralmente 100 anos) em comparação com o do CO 2 . O CO 2 tem um PAG de 1, que pode ser usado para medir os efeitos de outras substâncias/gases. Por exemplo, se um gás ou mistura de substâncias tem o mesmo efeito de estufa que dois quilogramas de dióxido de carbono, o seu equivalente em CO 2 é 2 kg CO 2 .

Concreto de alta tecnologia – por que é superior ao concreto de construção

Você esperaria que um pingente de concreto do colar Mary tivesse um valor de GWP menor do que um copo (20ml) de água mineral, com base nas emissões de CO 2 do conteúdo do cimento ?

Uma das razões para isso é que não utilizamos o cimento Portland disponível comercialmente, mas sim o cimento CSA (sulfoaluminato de potássio) . Este cimento apresenta algumas vantagens relacionadas ao seu GWP:

  • Requer menos calcário
  • Tem uma temperatura de queima mais baixa.
  • É mais macio e, portanto, é necessária menos energia para moer o clínquer.
  • Comparado ao cimento Portland, utiliza 30% menos emissões de CO2 ( 587,0 kg CO 2 - eq*. por tonelada de cimento) .

    * São consideradas apenas as seguintes etapas do processo: fornecimento de matéria-prima, transporte e produção do material.

     

    Na nossa produção apenas devem ser tidos em conta o fornecimento de matérias-primas, o transporte e a produção do material de construção , ao contrário do que acontece na indústria da construção. Fatores adicionais como descarte, renovação, etc. devem ser levados em consideração aqui.

    Mas também tentamos manter a nossa pegada de CO2 tão baixa quanto possível noutras áreas .


    Uma joia = uma árvore plantada

    Estamos muito orgulhosos de poder retribuir ao meio ambiente além dos ingredientes de origem regional e das rotas curtas de transporte dos nossos produtos. Porque por cada joia comprada na nossa loja online, plantamos uma árvore em conjunto com a organização sem fins lucrativos onetreeplanted” e já conseguimos plantar 16.778 árvores. * Calculado ao longo de um ano, aprox . 250.000 kg de CO 2 estão ligados.

    *Estima-se que uma faia plantada retém cerca de 12,5 quilogramas de CO 2 por ano . No entanto, este valor depende fortemente da espécie de árvore e da densidade, localização e idade da madeira associada.
    *Todo o cálculo do ciclo de vida refere-se à pegada de CO 2 do cimento que utilizamos, pois esta é a matéria-prima mais crítica. Os fluxos de energia para operação das máquinas para produção do produto final, adição de água, agregado, areia e envio ao cliente não são considerados nas avaliações do seu ciclo de vida.
    *Dependendo da extração da matéria-prima, transporte e método de preparo, estimativas do produtor de café “Tchibo”

    Fontes
    Este artigo foi criado através da recolha de dados pela InformationsZentrum Beton GmbH, bem como através do relacionamento entre as seguintes fontes online:

    Construção de concreto e concreto armado
    Estatista
    uma dica: toque em ev
    ZDF
    Projeto piloto PCF Alemanha
    MUNDO
    MUNDO
    co2online
    Blog de metais preciosos
    Handelsblatt